quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Refletindo sobre o "Movimento Childfree"

Preciso compartilhar com vocês os sentimentos conflitantes que estou tendo em relação à este movimento "childfree". Estou tentando entender porque as crianças se tornaram inconvenientes, indesejáveis. 
E estou tentando entender como que um mundo que luta por acessibilidade, inclusão de diferenças e direitos dos animais está excluindo nossas crianças. 
Eu sempre fui a favor da inclusão, e para mim o mais correto seria adaptar os locais para que a presença das crianças não se torne um incômodo. 
Sim, criança as vezes incomoda, mas nem por isso precisamos excluir elas do nosso convívio. Eu como mãe e tia, que convivo com muitas crianças, sou a favor do apego, do contato, do convívio, da família. 
Mas por outro lado, um dos motivos desse movimento pode estar relacionado com o tipo de educação que estamos dando para nossos filhos, com muita permissão, muita liberdade e muito descontrole. E falo isso como mãe e tia que sou. 
Creio que precisamos sim melhorar o ensino de como se portar em lugares públicos, ter mais controle sobre eles, cobrar o bom comportamento e o respeito. Ficar de olho e não permitir que incomodem o local onde estão. 
O que vejo são muitas crianças soltas, largadas, fazendo o que querem. Sei que é cansativo ficar em cima o tempo todo, sei que educar é mais cansativo do que cuidar. Mas se não fizermos, nossas crianças se tornarão indesejáveis. 
E acho que isso tem a ver com a educação da sociedade e do nível de instrução de cada cultura. Falo isso pois já viajei muito por este mundo e percebia a diferença de comportamento, de agitação das crianças, de "ruídos" infantis (força da expressão) e de controle dos pais, conforme o país e a cultura do local onde estava viajando. Inclusive nos aeroportos de grande movimentação, onde tem gente de todo canto do mundo, essa diferença ficava ainda mais marcante. 
Então pra mim este movimento "chilfree" é um sinal de que precisamos repensar, mas pra incluir, pra ajudar quem está tendo dificuldade de educar, pra melhorar nosso convívio, não para eliminar o convívio. 
Acho esse assunto muito importante para deixar de ser discutido, por isso tive vontade de vir aqui me expressar. Não tenho intenção de causar rebuliçõ e sim reflexão.
Com muito amor e respeito sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário