quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Desenhos de estampas no corel draw: visão geral

Estampas corridas ou localizadas, podem ser feitas a partir de um desenho manual, uma foto ou desenhar diretamente no corel draw. Indico este vídeo para ter uma noção geral deste tipo de trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=QmsqNLyuT9E

Bases (desenhos de onde originam as estampas):


A partir de uma imagem jpg:
  1. iniciando com uma imagem jpg: a imagem precisa ser digitalizada em alta resolução, seja ela um desenho de própria autoria, seja uma foto ou uma imagem da internet.
  2. esta imagem deve ser importada para o corel draw.
  3. no caso de usar a imagem como está, esta deve ser aberta no corel photo paint para correções de iluminação, tons, sombras, imperfeições, para recortar e para remover o fundo.

A partir de uma criação no corel draw:
  • deve-se fazer o desenho, podendo usar imagens de base para definir o vetor ou não.



Veja este vídeo relacionado a criação de base de estampa: 
https://www.youtube.com/watch?v=gqfoNY691hI

Para a estampa localizada:

  • Após definido o desenho inspiração da estampa, deve-se encaixar no local onde será aplicado, isto pode ser feito de 3 formas.
  1. se tiver um desenho em escala da peça onde será aplicado o desenho, é só jogar a estampa sobre o desenho técnico da peça e definir a proporção.
  2. se tiver um molde ou peça piloto da peça onde será aplicado o desenho, pode tirar uma foto da peça e importar no corel draw para jogar a estampa sobre a peça e definir a proporção.
  3. se não tiver nem um desenho em escala, nem um molde ou peça base, pode-se utilizar uma peça semelhante para tirar as medidas do local e desenhar uma área no corel draw com estas medidas para jogar a estampa dentro e definir as proporções.
  • Após definida a proporção no computador, sugere-se imprimir a estampa em 3 tamanhos alternativos, recortar e colocar sobre um manequim de prova, ou o molde, ou a peça, ou outra referência real para visualizar a proporção real.
  • Depois de definido o tamanho da estampa localizada, pode-se finalizar o desenho técnico e anotar as medidas para serem inseridas na ficha técnica.
  • Caso a estampa localizada não apareça inteira no desenho técnico da peça, pode-se utlizar as ferramentas power clip e aparar para finalizar o efeito de profundidade da peça.

Para estampa corrida:

  • Após definido o desenho de inspiração da estampa, deve ser feito o encaixe da repetição para ser hábil de estampar rolos de tecido, isto pode ser feito de duas maneiras:
  1. a partir de um quadrado, dividir a estampa no meio e colocar metade de um lado do quadrado e a outra metade, na mesma altura do outro lado.
  2. a partir de um quadrado, colocar a estampa no meio do quadrado de forma que não encoste nas bordas.


  • Feita esta preparação, este desenho tornou-se um rapport e pode ser copiado e colado para os lados e para cima criando a estampa corrida.

  • Deve-se definir quantas vezes para cima será repetido pois isto influencia na largura do rolo de tecido e consequentemente no resultado final da peça.

  • Definido o resultado final, este deve ser impresso para análise de erros e noção do resultado final.
  • Este desenho final pode ser aplicado no desenho técnico através da ferramenta power clip ou aparar.
  • As medidas devem ser anotadas para serem passadas para a ficha técnica.
Vídeo de estampa corrida no corel draw: https://www.youtube.com/watch?v=3TxiZjo6Hx0

Variações de cores:



  • As variações de cores devem ser pensadas no momento da definição do desenho de base, pois tanto no uso da imagem jpg ou no desenho de vetor feito no corel draw, estes devem ser feitos planejados para um certo limite de variação de cores.
  • O ideal é apresentar o resultado final da estampa já com as suas variações de cores.
  • A cartela de cores de cada estampa é muito importante de ser apresentada em separado, muitos processos de estamparia variam de preço conforme o número de cores envolvido.







Nenhum comentário:

Postar um comentário